sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

apresentação da escola


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

PROF. WALTER LEITE CAMINHA”

HISTÓRICO

A Escola “Walter Leite Caminha” foi inaugurada em 8 de março de 1990 e está situada no Conjunto Catalina, Bairro Mangueirão.

Walter Leite Caminha era professor de Educação Física e foi chefe do Departamento de Desporto e Lazer. Era uma pessoa muito querida dentro da Secretaria, tanto que, três anos após sua morte, inauguraram essa escola em homenagem a ele.

Algumas pessoas que participaram da implantação da escola: a ex-diretora Selma Carvalho, a ex-funcionária Ana Vitória Hermes e as funcionárias de apoio Maria do Perpétuo Socorro, Raimunda da Conceição, Maria das Mercês, Maria de Assunção Seabra e Maria da Paz Freitas.

Funciona nos quatro turnos, assim distribuídos: educação infantil e C I e C II nos 1º e 2º turnos; C III e IV no 3º turno e EJA no 4º turno. Possui dez salas de aula, uma sala de informática, uma biblioteca(1), uma sala para atendimento de portadores com necessidades especiais(1), quadra de esportes, refeitório, ampla área para lazer para as crianças e alunos.

Atualmente é dirigida pela professora Patricia Oriolli, sendo assessorada pelas administradoras Teresa Brasil (1º e 2º turnos) e Teresa Francês (3º e 4º turnos). Seu corpo técnico é composto pelas professoras Virginia Depuan, Maria do Carmo, Léa e Agostinha.

Ao longo desses 19 anos, a escola desenvolveu uma promissora relação com a comunidade do entorno, realizando atividades de geração de renda com os pais de alunos. A partir do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), a direção tem promovido diversos cursos de artesanato e palestras, o que fez com que as famílias retomassem os laços com a escola, comparecendo às reuniões escolares e acompanhando melhor o desenvolvimento dos filhos. Isso tudo resultou na diminuição da evasão escolar nos últimos anos.

Todos os seus professores são graduados e 95% são pós-graduados.

Nossa clientela é formada por filhos de trabalhadores formais e informais, residentes na periferia dos bairros do Bengui e Mangueirão.

A professora da sala de informática é a professora Otailda Barbosa Rabelo Martins, lotada nos 1º e 2º turnos, graduada em Letras e pós-graduada em Língua Portuguesa-Teoria e Prática, com especialidade em Informática Educativa, atuando neste espaço desde a sua inauguração em 1997.

O calendário proposto para este ano é composto das seguintes ações a cada mês:

  • Fevereiro: reunião com os pais, professores e comunidade; ponta-pé inicial para eleição dos conselheiros escolares para nova gestão; Projeto “Walter leite Caminha contra a dengue...” e o Baile de Carnaval.

  • Março: Dia Mundial da Mulher e culminância do 1º bimestre.

  • Abril: Culminância com festa de Páscoa e do Projeto de Monteiro Lobato.

  • Maio: 1º conselho de ciclo do ano e Celebração do Dia das Mães.

  • Junho: Culminância do 2º bimestre e Festa Junina.

  • Agosto: 2º conselho de ciclo e homenagem aos pais e estudantes.

  • Setembro: Semana da Pátria e do Trânsito; culminância do 3º bimestre.

  • Outubro: Homenagem às crianças, aos professores e aos funcionários da escola; Culminância do Projeto Caminhando com o Círio.

  • Novembro: 3º conselho de ciclo; Feira da cultura – Tema: Cultura Negra

  • Dezembro: culminância do 4º bimestre; Festa Natalina.


Projetos desenvolvidos pela escola:
  • Monteiro Lobato (Professora Roseni Sales, Biblioteca) (2)

  • Tecnolinguística (Professora Otailda Martins, Sala de Informática)

  • Formando Artistas (Prof. Carlos, Educação Artística)

  • Walter leite Caminha contra a dengue... (Prof. Edson)(2)

  • CarnaWalter (Professora Márcia Hevelise, Educação Física)(2)

  • Caminhando com o Círio (Professora Francisca Costa) (2

1. A escola é utilizada como referência no DABEN para estes serviços.

2. s professores citados são os coordenadores dos referidos projetos, sendo concretizados com a parceria de outros professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário